Você está aqui: Página Inicial / Orientandos / Charles Rodrigues / Publicações

Publicações

Publicações

 

2015

  • RODRIGUES, Charles ; PERASSI, R. ; NARDI, B. Z. ; FIALHO, F. A. P. . E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede. Em Questão, v. 21, p. 193-209, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50744>

    • Resumo

      Apresenta um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. O objetivo é evidenciar as possibilidades e as vantagens do uso de e-books. Trata-se do resultado decorrente de uma pesquisa exploratória e estudos bibliográficos, caracterizando no conjunto uma pesquisa descritiva de base qualitativa. Os e-books educativos podem ser paradidáticos, quando são usados na aprendizagem sem terem sido originalmente escritos para apoiar as aulas. O uso de e-book vinculado ao ambiente de aprendizagem suportado por dispositivo eletrônico e conectado à Internet revoluciona a ideia de espaço de atividades pedagógicas, incorporando ao processo recursos digitais como calculadora, mapas e localizadores guiados por satélite, além de todo o acervo de informações disponível na Internet. Entre outras soluções de comunicação e gestão, os espaços interativos de postagem das atividades permitem ainda o gerenciamento eficaz do percurso de aprendizagem dos estudantes.

      Palavras-chave

      E-books didáticos. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia Educacional. E-learning.